domingo, 31 de agosto de 2008

TERRA À TERRA: um exemplo do Porto

Terra à Terra - Projecto de Compostagem Caseira

O Terra-à-Terra é um projecto criado pela Lipor que visa promover a redução dos resíduos orgânicos ao nível das habitações da área da sua intervenção.

Os Municípios associados da Lipor contribuem com mais de 500.000ton/ano de resíduos sólidos urbanos que precisam de recolha, transporte, tratamento e deposição. Todo este processo tem custos económicos e ambientais consideráveis. Cerca de 40% dos resíduos produzidos são resíduos orgânicos, que podem em parte ser valorizados através da compostagem caseira, facilmente praticada nas habitações, tendo igualmente como benefícios o exercício físico, o contacto com a natureza, a melhoria dos solos e claro, um ambiente melhor. Estima-se que o processo de compostagem caseira permite uma redução em mais de 300Kg/ano por compostor.

Com este projecto pretende-se fomentar a prevenção dos resíduos orgânicos recolhidos e tratados de forma centralizada, reduzindo assim, o impacte ambiental associado ao processo e melhorando a qualidade de vida da população afectada.

Para aderir ao projecto e receber gratuitamente um compostor, os interessados precisam apenas de preencher uma ficha de inscrição, ter idade superior a 18 anos e residir em habitação permanente com jardim na área de intervenção do projecto. Após frequentar gratuitamente uma Acção de Compostagem de 3 horas, receberão um compostor.

O projecto é dinamizado pela Lipor em parceria com os seus Municípios Associados e não tem custos para os participantes. Para saber mais: http://www.hortadaformiga.com/

Sem comentários: