quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

EXPOSIÇÃO: «Saúde e Medicina em Portugal e no Brasil: 200 anos»

A exposição «Saúde e Medicina em Portugal e no Brasil: 200 anos» manter-se-á patente no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa até ao dia 1 de Fevereiro de 2009.

A data prevista para o encerramento era no próximo dia 4 de Janeiro de 2009 mas por decisão do MCUL e do Alto Comissariado da Saúde essa data foi prolongada para permitir que a exposição seja visitada por mais pessoas.

A exposição evoca marcos da evolução da saúde e da medicina em Portugal e no Brasil, no período entre 1808 e 2008. Em quatro módulos, são abordados temas relacionados com as práticas empíricas de curar utilizadas nos últimos anos do Brasil colonial, com os progressos da saúde pública verificados a partir do século XIX e com as conquistas da medicina contemporânea.

Destaca figuras históricas ligadas à Saúde e Medicina em Portugal e no Brasil do séc. XIX, como Ricardo Jorge, Oswaldo Cruz, Câmara Pestana e Carlos Chagas, bem como a formação médica no Brasil, impulsionada pela chegada da corte portuguesa e o desenvolvimento da Saúde Pública nos dois países.

Podem ainda ver-se peças de património oriundas de instituições portuguesas e brasileiras, tais como a réplica da nau Príncipe Real que levou D. João VI para o Brasil, uma botica do século XVIII que pertenceu ao primeiro Governador de S. Paulo, o quadro “S. Cosme e S. Damião junto ao enfermo”, desenhos do início do século XIX de aldeias índias do Brasil e ainda ex-votos, balangandãs e gravuras de história natural, bem como livros antigos e peças do Museu de Medicina, do Museu de Farmácia e do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa.

Esta exposição é uma adaptação para Lisboa da mostra que esteve recentemente no Rio de Janeiro, assinalando as comemorações dos 200 anos da chegada de D. João VI ao Brasil.
Horário: Terça a Sexta-feira das 10h00 às 17h00
Sábado e Domingo: das 11h00 às 18h00
Encerra às Segundas-feiras e Feriados

Sem comentários: