terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Amigos do Jardim Botânico unidos pela Arborização da Rua Borges Carneiro

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB), em colaboração com a Associação Lisboa Verde (ALV), tem vindo a defender junto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) a arborização de arruamentos da cidade. A ausência de árvores numa rua tem impactos negativos no conforto ambiental e na saúde dos seus moradores.

Neste âmbito, o Departamento de Ambiente Urbano da CML agendou para hoje, às 16h, uma reunião de trabalho para se estudar a arborização da Rua Borges Carneiro e outros arruamentos adjacentes. Este é, na voz dos residentes presentes, um sonho antigo. A moradora, e sócia da LAJB, Senhora Maria Natália Lima de Faria está à espera das árvores desde que para ali foi morar há mais de 41 anos: «Como eu e o meu marido temos a paixão dos Jacarandás, gostava muito de ver a rua plantada com jacarandás! Espero não morrer com a rua ainda "careca"!»

Foi com muita satisfação que participámos nesta primeira reunião de trabalho com moradores (todos eles sócios da LAJB). A primeira constatação foi a de que os actuais passeios não têm largura suficiente para receberem árvores. O técnico da CML, Miguel Carrelo, explicou que é necessário um mínimo de 2 metros a contar do limite dos edifícios até ao início das caldeiras. Constatou-se também que a rua (com dois sentidos) apresenta duas faixas de rodagem demasiado largas sendo essa uma das razões para o problema do estacionamento em segunda fila. Concluíndo, para arborizar correctamente a rua será necessário proceder ao estreitamento das faixas de rodagem e consequente alargamento dos passeios.

A Rua Borges Carneiro é um dos raros locais na Freguesia da Lapa que possui largura suficiente para receber árvores de alinhamento. Numa área urbana como a Lapa, de ruas estreitas, esta mais valia deve ser aproveitada para bem da comunidade. Com a plantação de árvores, a CML melhoráva substancialmente a qualidade de vida de moradores e visitantes.

Acreditamos portanto que os benefícios justificam os estudos e as alterações que será necessário efectuar no espaço público. Um projecto destes não se esgota no presente, prolonga-se no futuro, pois irá benefíciar as gerações que virão depois de todos nós.

Apesar da maior atenção que se tem dado à Rua Borges Carneiro, a LAJB tem recebido pedidos de apoio dos seus sócios que residem na Lapa para que sejam também consideradas outras ruas para arborização:

-Rua da Lapa
-Rua das Trinas
-Rua do Quelhas (passeio do nº 16 ao 18)
-Rua da Imprensa à Estrela (troço junto à Calçada da Estrela)
-Rua Miguel Lupi (passeio norte)
-Rua de São Bernardo
-Rua de São João da Mata
-Rua das Praças (passeio do nº 100)
-Rua de Buenos Aires (passeio do nº 26 ao 30)
-Travessa do Pinheiro (passeio do nº 21 ao 23)

O técnico Miguel Carrelo ficou de solicitar ao Departamento de Tráfego da CML um parecer sobre a viabilidade do projecto enquanto que a Associação Lisboa Verde e LAJB ficaram de agendar uma reunião com a Junta de Freguesia da Lapa. Na reunião a ter com o presidente da Junta de Freguesia iremos falar da importância de planear estes locais para um futuro mais sustentável, numa perspectiva mais pedonal do espaço público.

FOTO: Rua Borges Carneiro, já "careca", numa fotografia de Armando Serôdio de 1975 (Fonte: Arquivo Municipal)

Sem comentários: