quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A evolução do menino Darwin (1809-1882)

Hoje celebra-se, um pouco por todo o mundo, os 200 anos do nascimento de Darwin. Em Portugal a Fundação Calouste Gulbenkian inaugura uma exposição - A EVOLUÇÃO DE DARWIN - que vai ser acompanhada por um ciclo de conferências. O Museu Nacional de História Natural e o Jardim Botânico contribuíram bastante para o enriquecimento da exposição, tendo emprestado 53 peças: livros, herbários, pegada de dinossáurio carnívoro, Homo sapiens (esqueleto completo), vários animais naturalizados, o Caderno de Correspondência Scientífica de Arruda Furtado, entre outras. A exposição pode ser visitada até ao dia 24 de Maio. Para saber mais consulte: http://www.gulbenkian.pt/darwin/home.html

«Em 12 de Fevereiro de 2009 comemoram-se os 200 anos do nascimento de Charles Darwin. 150 anos passarão também sobre a publicação da sua obra seminal, "On the origin of species by means of natural selection". Poucos homens terão tido tão vasta influência na civilização ocidental como Darwin. A sua obra teve um impacto enorme na forma como entendemos a Natureza, desafiando muitas das convicções estabelecidas acerca da vida e da nossa importância como espécie. Os seus argumentos e teorias tiveram eco profundo nas transformações intelectuais, sociais e religiosas do Ocidente e continuam hoje a alimentar polémicas. (...)

Num tempo em que as ciências biológicas progridem de forma vertiginosa, podia esperar-se que a "Origem" se tivesse tornado obsoleta, mas não é o caso. Como escreveu Ernst Mayr, eminente evolucionista do século XX, "a biologia evolutiva está hoje mais próxima do Darwin de 1859 que em qualquer outro periodo dos últimos 100 anos". Celebrar hoje Charles Darwin é pois celebrar a história da Biologia contemporânea, já que do entendimento da evolução biológica que a sua obra permitiu continuam a depender aspectos fulcrais da pesquisa médica, produção de alimentos e sustentabilidade ecológica. Numa palavra, da melhoria da nossa qualidade de vida enquanto sociedade e da nossa sobevivência enquanto espécie.»

João Feijó (comissário científico)

FOTO: Charles Robert Darwin em 1816, com 7 anos de idade, abraçado a um vaso de flores...

Sem comentários: