sábado, 14 de março de 2009

I Encontro Luso-Espanhol sobre Conservação e Produção Biológica

Programa do Encontro

Dia 21 de Março, Sábado. Dia Mundial da Floresta

10:00h – Sessão inaugural
10:30h – Conferência Principal
11:30h – Pausa para café
12:00h – Mesas de Trabalho
14:30h – Acto de celebração do Dia Mundial da Floresta
15:00h – Almoço Biológico
17:00h – Mesa Redonda
19:00h – Leitura das Conclusões
19:30h – Sessão de encerramento
21:00h – Jantar

As mesas de trabalho abordarão as seguintes temáticas:

Mercado Interno
Nesta mesa “Mercado Interno” pretende-se reunir os diferentes agentes implicados na distribuição e comercialização de produtos biológicos, com a intenção de eliminar as barreiras que impeçam o seu consumo, impulsionar, promover o desenvolvimento de canais de venda, com os quais se desenvolve um mercado interno estável, se favorece a estruturação e desenvolvimento do sector da produção biológica, garantindo desta forma o seu futuro e o acesso a estes produtos de qualidade a preços adequados.

Agricultura Biológica e Inovação
A finalidade desta mesa “Agricultura Biológica e Inovação” é, além de reconhecer e colocar em destaque o esforço daqueles produtores que conseguiram converter-se numa referência de inovação e sustentabilidade, sincronizar os interesses comuns de todas as partes que intervêm no sistema e dirigi-los adequadamente com a finalidade de progredir, cimentando as bases que estabeleçam uma relação mais directa entre ambas as partes, orientando o conhecimento no sentido de melhorar a produtividade e a rentabilidade das explorações biológicas de gado.

Desenvolvimento e Promoção Empresarial
O objectivo principal desta mesa “Desenvolvimento e Promoção Empresarial” é colocar como objectivo comum as necessidades detectadas neste campo, estabelecer políticas e estratégias que regulem e facilitem um melhor funcionamento das empresas, especialmente pequenas ou médias empresas, familiares ou artesanais, promovendo desta forma a evolução da capacidade produtiva e a estruturação do tecido biológico empresarial.

Valores Meio-ambientais da Produção Biológica
Com o desenvolvimento desta mesa “Valores Meio-ambientais da Produção Biológica” pretende-se realçar as vantagens da produção biológica como alternativa para combater problemas ambientais tais como a alteração climática, a acumulação de gases, ou o esgotamento dos recursos naturais, em vez de desenvolver acordos através dos quais se impulsione a integração de novas tecnologias, como as energias renováveis ou o uso eficiente da água nas explorações agrícolas e criações de gado biológicas, favorecendo o seu avanço qualitativo.

Cooperação Inter-territorial e Produção Biológica
Esta mesa “Cooperação Inter-territorial e Produção Biológica” pretende que os representantes dos grupos de desenvolvimento rural espanhóis e portugueses estabeleçam contacto, compartilhem experiências e conhecimentos técnicos que permitam o desenvolvimento conjunto de programas, através dos quais possam aproveitar os recursos de que se dispõe, criando sinergias, mediante as quais se pretende dar uma resposta unitária para o sector da produção biológica.

Dia 22 de Março, Domingo, Dia Mundial da Água

Visita a empresas do sector situadas em Doñana
Esta parte do programa consiste em realizar uma rota de visitas entre as diversas indústrias perto da localidade de Almonte, nas quais os visitantes poderão ver a realidade do sector industrial biológico.

Corrida Biológica em Doñana
Trata-se de uma corrida popular na qual pode participar qualquer pessoa interessada em formar parte de tal evento, caracterizado por recolher em si uma série de valores de acordo com a produção biológica e o desenvolvimento sustentável.

Entrega de Prémios
Aos vencedores de cada categoria que integrem a Corrida Biológica de Doñana. O prémio consistirá num cabaz de alimentos biológicos de acordo com o peso vencedor da corrida na sua categoria.

Degustação de Alimentos Biológicos
Depois da corrida os participantes poderão desfrutar de uma degustação de alimentos biológicos com a que poderão recuperar forças apreciando o sabor inigualável dos alimentos provenientes da agricultura biologica.

Área de informação
O recinto onde se realizarão as jornadas contará com uma área de exposição, na qual serão colocados painéis informativos sobre as distintas técnicas de produção da agricultura biológica, a situação das produções biológicas e a sua distribuição territorial, os benefícios para a saúde e o meio ambiente, assim como projectos de investigação realizados por participantes ou assistentes do Encontro.

Exposição de Empresas
Durante as jornadas estarão à disposição de todas as empresas stands para a apresentação dos seus produtos e/ou serviços com o objectivo de confraternizar com clientes novos ou conhecidos, a inclusão em novos mercados e a actualização dos últimos avanços da produção biológica. Esta zona de exposição permanecerá aberta para visita pelos participantes durante os dias do Encontro, 21 e 22 de Março.

FOTO: cebolas no Mercado de Agricultura Biológica no Príncipe Real

Sem comentários: