sábado, 30 de maio de 2009

Concurso: «BIODIVERSIDADE EM ESTILO»

As obras de vídeo realizadas no âmbito do projecto “Biodiversidade em Estilo” serão apresentadas no dia 31 de Maio (Domingo), às 15h, no Cinema São Jorge, numa sessão integrada no programa da 3ª edição da Extensão do Cine’ Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente (programa em anexo) onde estará presente o júri que seleccionará a melhor obra e que conta entre os seus elementos com um representante do CBA.

O 1º Prémio do Concurso de Vídeo – “Biodiversidade em Estilo” será anunciado no dia 04 de Junho (5ª-Feira) no Cinema S. Jorge, numa sessão com início às 19h15, que contará como oradores com representantes da CML e do CBA, com a equipa do CBA e CML responsável pela organização do projecto e com representantes do Cine’ Eco e da EPSON. Esta sessão incluirá o seguinte programa:

- Balanço do projecto “Biodiversidade em Estilo”

- Entrega do prémio ao vídeo vencedor

Resumo do Projecto: “Biodiversidade em Estilo” é um projecto de sensibilização ambiental coordenado pelo Centro de Biologia Ambiental da FCUL em conjunto com a Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Lisboa, contando com a parceria e apoio de diversas outras instituições. O “Biodiversidade em Estilo” foi um dos 15 projectos seleccionados entre as 157 candidaturas apresentadas ao concurso AGIR-AMBIENTE 2008 da Fundação Calouste Gulbenkian que financia projectos relevantes na formação e disseminação de conhecimento para o desenvolvimento de uma cidadania mais ambiental.

Este projecto assentou no convite efectuado a estudantes do ensino profissional e superior para participarem num curso básico de formação sobre o tema “Biodiversidade e Estilos de Vida”, constituído por módulos temáticos (teóricos e práticos) que foram desenvolvidos na sua maioria por membros do Centro de Biologia Ambiental (Maria José Caramujo, Henrique Pereira e Vânia Proença).

O projecto encontra-se na recta final que consiste na conjugação entre a linguagem científica e a linguagem artística através da realização de obras de vídeo, por parte dos formandos, que constituirão suportes de difusão de informação e sensibilização de novos públicos sobre o binómio biodiversidade e estilos de vida.

Sem comentários: