segunda-feira, 13 de julho de 2009

O nosso Bairro: Rua Vale do Pereiro, 7-9

Este raro imóvel pombalino do nosso bairro não vem referenciado na Carta Municipal do Património anexa ao PDM, o que revela que o levantamento do património na área do PUALZE precisa de ser revisto.

A Rua do Vale do Pereiro é um arruamento anterior à abertura do Bairro Barata Salgueiro nos finais do séc. XIX. Este esquecido edifício do séc. XVIII sobreviveu às transformações urbanas dos últimos dois séculos, apresentando ainda as coberturas em mansarda segundo o desenho criado por Carlos Mardel para os prédios pombalinos da Baixa.

Em 2006 foi entregue na CML um pedido de licenciamento para construção nova (Processo Camarário nº 1564/EDI/2006). A LAJB discorda e defende a reabilitação deste imóvel que é contemporâneo do antigo Colégio dos Nobres. Acresce ainda o facto das traseiras deste imóvel confinarem com um logradouro onde existe um exemplar monumental de Ficus macrophylla. No início de 2009 a LAJB, no seu documento de participação na consulta pública do PUALZE, protestou contra a eventual demolição deste imóvel. Perguntamos: o PUALZE vai conseguir estancar a demolição do nosso património arquitectónico, como é o caso do mais antigo testemunho da Rua do Vale do Pereiro?

1 comentário:

Anónimo disse...

Lamentável a destruição destas jóias de Lisboa!