terça-feira, 27 de outubro de 2009

Visita à Tapada Nacional de Mafra





O passeio à Tapada Nacional de Mafra teve início por volta das 15:00 horas. Seguimos num veículo articulado à maneira de um comboio. A viagem levaria cerca de 2 horas.

Logo no início, a folhagem outonal dos altos plátanos sinalizava a regência do Outono. Mais à frente vimos um pequeno grupo de Gamos. Existem mais de 700 nos 1187 hectares da Tapada. Fomos avisados pela nossa guia que seria difícil observar Javalis e Veados uma vez que são animais crepúsculares.

As ribeiras estavam praticamente sem água, o que é normal nesta altura do ano.

Apesar do terrível incêndio de 2003, que destruiu vários hectares, em algumas zonas ainda é possível observar belas manchas de sobreiros, pinheiros mansos e freixos. Entretanto já foi iniciado um projecto de reflorestação, à base de folhosas, das áreas ardidas.

No regresso ao ponto de partida, fizemos um percurso diferente. Para surpresa de todos, conseguimos avistar um casal de Veados com as suas crias. Satisfeitos, seguimos viagem, passando por caminhos a cotas mais elevadas donde se apanhavam vistas magníficas da topografia e vegetação. Vimos também de perto o antigo muro de pedra e cal, de 3 metros de altura, e com uma extensão de 16 km que rodeia toda a Tapada.

Já próximo do fim da viagem ainda conseguimos ver um grupo de Javalis, incluíndo uma velha fêmea bem conhecida dos funcionários da Tapada.

Sem comentários: