quinta-feira, 26 de novembro de 2009

HORTUS BOTANICUS AMSTERDAM



O Hortus Botanicus Amsterdam é um dos mais antigos jardins botânicos do mundo. Este museu vivo data de 1638 tendo sido fundado pela cidade-estado enquanto "Hortus Medicus", ou seja, um jardim de plantas medicinais para servir a farmacopeia da época. Em 1682 foi deslocado para o presente local, na periferia do centro histórico, na Plantage Middenlaan.

O JARDIM

A colecção actual contém mais de 6000 plantas diferentes. Como qualquer outro museu, o Hortus Botanicus está sempre preocupado em enriquecer a sua colecção com novas espécies de todo o mundo. Os jardins botânicos são cada vez mais refúgios para plantas em risco de extincção.

Uma parte considerável do jardim está ocupado com plantas cujo habitat natural é Temperado ou Ártico. De destacar é a colecção de plantas medicinais que se podiam encontrar no "Hortus Medicus" do séc. XVII. A maior parte das belas árvores de grande porte foram plantadas em 1895. O jardim dispõe ainda de um lago, roseiral e de cinco estufas temáticas.

As Estufas do Hortus Botanicus

PALM HOUSE - erguida em 1912, esta é a mais antiga estufa do jardim. Foi construída para abrigar uma colecção de palmeiras como o próprio nome indica. Mas esta estufa contém também uma colecção de Cycads, sendo de destacar um exemplar com mais de 300 anos.

MEXICAN/CALIFORNIAN DESERT HOUSE - uma estrutura mais recente e pequena que alberga uma pequena colecção de plantas das regiões desérticas do México e Califórnia. Junto a esta estufa existem mais duas estruturas idênticas, uma delas é um viveiro de orquídeas e a outra uma estufa de borboletas.

THREE-CLIMATE GLASSHOUSE - erguida em 1993, é uma das mais modernas estruturas desta natureza na Holanda. Com 1250 m2 de área, o edifício foi desenhado pelos arquitectos Zwarts e Jansma. A arquitectura paisagista é do arquitecto Kuitert.

Logo à entrada, deparamo-nos com uma "floresta subtropical" com plantas da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. A segunda sala contém plantas dos desertos da África do Sul e da América do Sul. Uma das maiores atracções nesta secção é a espectacular Welwitschia mirabilis, uma das mais raras plantas de clima desértico e que foi descoberta no séc. XIX por um botânico ao serviço da Coroa Portuguesa no deserto da Namíbia. A última sala recria a vegetação da Floresta Tropical da América do Sul. Num ambiente de humidade elevada, as plantas epífetas (como orquídeas e bromélias), os musgos, os fetos, as trepadeiras e as palmeiras criam uma vegetação luxuriante de grande imapcto. O visitante é assim alertado para a urgência de salvaguardar a biodiversidade das regiões tropicais para as gerações futuras.

Acolhimento aos visitantes
Os visitantes dispõem de uma bem equipada loja (junto da bilheteira) e de uma confortável cafetaria instalada na antiga Orangery (construída em 1875 para abrigar a colecção de citrinos durante os invernos rigorosos de Amesterdão). Existe também, naturalmente, uma Biblioteca de Botânica e um Herbário.

Para mais informações consulte http://www.dehortus.nl/

FOTOS: bilheteira (instalada numa antiga casa de guarda), cafetaria (antiga Orangery) e uma vista da Palm House com Cycads e palmeiras.