domingo, 17 de janeiro de 2010

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2010 Ano Internacional da Diversidade Biológica com o fim de atrair mais atenção internacional para o problema da perda continua de biodiversidade. Propõe-se aproveitar esta oportunidade para:

-Destacar a importância da biodiversidade para a vida humana

-Reflectir sobre os progressos na conservação de biodiversidade

-Redobrar esforços para reduzir significativamente o ritmo de perda de biodiversidade

-A manutenção da diversidade biológica requere a participação universal. A comunidade mundial, através de actividades organizadas a nível mundial, deve unir esforços para um futuro sustentável para todos.

A secretaria do Convénio da Diversidade Biológica é o centro de coordenação para o Ano Internacional da Biodiversidade. Establecido na «Conferência da Terra» do Rio de Janeiro em 1992, o Convénio da Diversidade Biológica é um tratado internacional para a conservação e utilização sustentável da biodiversidade e a distribuição equitativa dos múltiplos benefícios da biodiversidade. Com 193 membros, o Convénio da Diversidade Biológica tem uma participação quase universal.

Através do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 espera-se reflectir os objectivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade. Como tal, os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:

-Melhorar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a diversidade biológica e também sobre as ameaças à biodiversidade.

-Aumentar a consciência dos progressos para salvar a diversidade biológica que já foram conquistados por comunidades e governos.

-Incentivar as pessoas, organizações e governos a tomar as medidas imediatas necessárias para travar a perda de biodiversidade.

-Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças à biodiversidade.

Iniciar o diálogo entre as partes interessadas pelas medidas que devem adoptar-se no período posterior a 2010.

Mais informações: http://www.cbd.int/2010/about/

Foto: a rica biodiversidade do nosso Jardim Botânico

Sem comentários: