domingo, 3 de outubro de 2010

«Uma Outra Visão do Jardim Botânico»

Tal como anun­ci­ado, no pas­sado Sábado decor­reu uma visita ao Jar­dim Botâ­nico da Uni­ver­si­dade de Lis­boa (JBUL), orga­ni­zada pela Liga dos Ami­gos do Jar­dim Botâ­nico (LAJB) e pela Asso­ci­a­ção Por­tu­guesa de Arqui­tec­tos Pai­sa­gis­tas (APAP).

Esta visita foi apre­sen­tada pela Dr.ª Manu­ela Cor­reia, pre­si­dente da LAJB e teve como guias a Dr.ª Ale­xan­dra Escu­deiro, coor­de­na­dora do ser­viço de exten­são peda­gó­gica do JB, e pela Arqt.ª Aurora Cara­pi­nha, da APAP.

Não se tra­tou de ape­nas mais uma visita ao JB. Foi sim, um momento para apren­der mais sobre este espaço e para ficar a conhe­cer a sua, por vezes e para alguns, insus­peita impor­tân­cia e rele­vân­cia, não só para as espé­cies botâ­ni­cas aí repre­sen­ta­das mas tam­bém para as pes­soas e para o seu bem-estar.

Mesmo para quem já conhe­cia as relí­quias aqui guar­da­das, foi toda uma sur­presa ter uma nova visão deste espaço. Isto ficou a dever à exce­lente ori­en­ta­ção das nos­sas guias que, con­so­ante a sua espe­ci­a­li­dade, nos leva­ram da botâ­nica à his­tó­ria e nos per­mi­ti­ram enqua­drar este jar­dim num con­texto euro­peu e mesmo global.

Por outro lado, tam­bém fica­mos a conhe­cer alguns dos pro­ble­mas que afec­tam o jar­dim e que é neces­sá­rio enfren­tar urgen­te­mente. Alguns des­tes pro­ble­mas são anti­gos, como a difi­cul­dade no abas­te­ci­mento de água. Outros esprei­tam num futuro pró­ximo e, se nada vier a ser feito, pode­rão vir a pre­ju­di­car gra­ve­mente esta relí­quia da nossa his­tó­ria naci­o­nal, uma jóia natu­ral e um espaço de bem-estar psí­quico e físico dos cidadãos.

Sobre os pro­jec­tos que ame­a­çam o Jar­dim Botâ­nico, foi rea­li­zado, em seguida, um debate, com dis­tin­tos par­ti­ci­pan­tes, que abor­da­re­mos no pró­ximo texto a publicar.

Miguel Rodrigues

Sem comentários: