quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LAJB: «Jardim Botânico ficará asfixiado por anel de betão»

Sociedade Civil

A Liga tem manifestado preocupação quanto à aprovação do plano de pormenor do Parque Mayer e da área envolvente do Jardim Botânico. Porquê? Segue um modelo obsoleto de cidade: visão mercantilista dos solos não construídos; favorecimento do privado em detrimento do bem comum; impermeabilização de jardins e quintais (logradouros) da zona de protecção do jardim; mobilidade centrada na viatura particular. Propõem a diminuição da área do jardim e novos atravessamentos com impacto negativo. É muito especulativo: não há estudos fidedignos nem Plano de Financiamento sustentado.

Que riscos corre o Jardim Botânico? Com a destruição dos solos da zona de protecção, para dar lugar a uma cintura de edifícios em caves, o jardim ficará asfixiado por um anel de betão. Cobrir este gigante edifício com coberturas ajardinadas é publicidade enganosa - é tentar «tapar o sol com a peneira».

Que tipo de alterações poderão afectar o ecossistema das espécies? A temperatura aumenta, o ar seca, as árvores entram em stress, morrem.

Como se tem comportado a autarquia em relação aos vossos receios? Nunca fomos convidados para reuniões de trabalho.

in "Domingo", Correio da Manhã, 14 de Novembro de 2010

Foto: Rua do Salitre. A construção - legal e ilegal - nos logradouros da Zona de Protecção do Jardim Botânico é um gravíssimo fenómeno que tem vindo a destruir a permeabilidade dos solos.

Sem comentários: