quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

«Welcome to the Munich Botanical Garden»

Ao ler a mensagem de "boas vindas" da Directora do Jardim Botânico de Munique, saltam à vista as graves deficiências que estão a por em risco o futuro do Jardim Botânico de Lisboa. Não temos Estufas de Exibição - e a Universidade de Lisboa não parece ver a importância de um projecto de estufas de exibição como essencial ao desenvolvimento da missão de um Jardim Botânico (para além de ajudar na sustentabilidade financeira da instituição); não temos Café/Restaurante; não temos uma Loja; não temos um Museu e/ou Exposição sobre a relação milenar entre as Plantas e o Homem; não temos uma Biblioteca de Botânica (existe mas está fechada ao público!); não temos jardineiros (oficialmente existe apenas um!):

Welcome to the Munich Botanical Garden

Covering an area of 220,000 m² (almost 55 acres) the Munich Botanical Garden in the borough of Nymphenburg is one of the most important botanical gardens of the world and is visited by over 400,000 visitors every year. It is home to approximately 14,000 plants.

Take a botanical journey to the hot and humid regions, visit the evergreen mountain forests of the more temperate tropical regions, or explore the hot and arid deserts within the 4,500 m² (approx. 1.1 acres) of our glasshouse complex. The large arboretum and the order beds will give you an idea of the family relationships of plants and their ecological needs – whereas in the large ornamental courtyard you will find many ideas for your own garden. Or you may just want to go for a stroll: Walk straight across from the Botanical Garden to the Nymphenburg palace gardens and the Museum of Man and Nature (Museum Mensch und Natur) which is located in its grounds.

However, the Botanical Garden serves other purposes as well: Together with the alpine garden on the Schachen (1,860 m) it provides an invaluable basis for research. It is also a base for training and further education for gardening and landscaping trainees, amongst others, as well as students of the Ludwig-Maximilians-University. Last but not least it serves to preserve rare European plant and bee species.

Whether you are interested in botany or just visiting to relax in a tranquil and beautiful surrounding – we hope that your visit will be enjoyable.

Susanne Renner

Director


Fotos: Vista do Instituto Botânico (Biblioteca, Herbário, etc); Order beds - System; Estufa de Fetos Arbóreos

2 comentários:

sf disse...

Não percebo esse lamento face à situação do Jardim Botânico, uma vez que existe agora a possibilidade, com o Plano de Pormenor do Parque Mayer, de tornar esse magnifico espaço mais visivel, inserido na malha da cidade e dota-lo de novas e melhhores valências. O melhor seria, obviamente, com as equipes projectitas discutirem um futuro, em vez de se manterem fora dele... Faz pena que se desperdiçar uma boa hipotse de fazer melhor, em vez de conservar o que não está bem.

Amigos do Jardim Botânico disse...

Obrigado pelo seu comentário. Não discutimos a urgência de um Plano para a área do Jardim Botânico. Questionamos, isso sim, algumas das opções de princípio da actual versão. Porquê mais de 30 mil m2 de construção nova em plena Zona de Protecção do Jardim Botânico? Porquê tapar a face exterior da cerca pombalina (uma estrutura monumental com mais de 250 anos) com novos edifícios para o terciário/serviços? Porquê abrir 4 caves para estacionamento encostado ao Jardim Botânico? Porquê incentivar a ocupação permanente dos logradouros da Rua do Salitre? Porquê perpétuar erros urbanísticos como é o caso do Parque de Estacionamento à superfície existente no logradouro da Rua do Salitre 61-63? Porquê fazer o abate da única Estufa de Exibição para dar lugar a um novo edifício para novos usos que não servem a missão de um Jardim Botânico? E finalmente, porquê aprovar um Plano de Pormenor que tem a oposição de uma Plataforma de Defesa constituída por onze ONGs? Venha o Plano de Pormenor que reúna consenso junto da sociedade civil. Este, conforme está, ainda não serve o interesse público, ainda não garante a salvaguarda dos valores de interesse nacional. O Jardim Botânico está classificado pelo Estado Português como MONUMENTO NACIONAL.