domingo, 20 de fevereiro de 2011

Centenário da UL: 100 Lições

Programação 100 Lições 21 a 25 de Fevereiro

Lição 33 – Seg. 21 Fevereiro
Alberto Costa. Tema: Momentos decisivos – da Cidade Universitária ao Terreiro do Paço Advogado e político. N. Évora de Alcobaça, 1947. Antigo aluno de Direito na UL. Foi dirigente estudantil. Leccionou em várias universidades. Foi deputado, Ministro da Administração Interna e da Justiça.

Lição 34 – Seg. 21 Fevereiro
Júlio de Castro Caldas. Tema: Crise e Estado de Excepção Advogado. N. Lisboa, 1943. Antigo aluno da Faculdade de Direito da UL. Foi Bastonário da Ordem dos Advogados (1993-1999) e Ministro da Defesa (1999-2001). Actualmente é sócio da firma CSA & Associados.

Lição 35 – Ter. 22 Fevereiro
Raúl Rosado Fernandes. Tema: Dos cânticos Homéricos, aos Servo-Croatas, aos Albaneses a Ismail Kadaret.Professor universitário. N. Lisboa, 1934. Antigo aluno de Filologia Clássica na Faculdade de Letras da UL, onde chegou a Catedrático de Língua e Literatura Gregas. Foi Reitor da UL (1979-1982), universidade da qual é actualmente Professor Jubilado.

Lição 36 – Ter. 22 Fevereiro
António Galopim de Carvalho. Tema: O Quartzo na Ciência, na Tecnologia e na Arte. N. em Évora, em 1931. É doutorado em Geologia e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É autor de vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção. Foi director do Museu Nacional de História Natural, a partir do qual continua a desenvolver acções de divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional.

Lição 37 – Qua. 23 Fevereiro
Diogo Freitas do Amaral. Tema: Como e para quê reformar a Administração Pública? Professor de Direito Administrativo. N. Póvoa de Varzim, 1941. Antigo aluno da F. Direito da UL, onde chegou a professor catedrático. Actualmente na U. Nova de Lisboa. Fundador do CDS, foi deputado e várias vezes membro do governo. Presidiu à Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Lição 38 – Qui. 24 Fevereiro
Fernando Ribeiro. Tema: Filosofia e Rock - como viver no mundo da poesia eléctrica. Músico, vocalista e letrista da banda portuguesa de heavy metal Moonspell. N. Lisboa, 1974. Antigo aluno de Filosofia na Faculdade de Letras da UL.

Ciclo Palestras “ Ciência em Português” - 25 Fevereiro – Sexta

José Camões. Investigador do Centro de Estudos de Teatro, FLUL: “ Investigação em Humanidades e novas tecnologias.”, com a presença de Rui Vieira Nery, da Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto de Etnomusicologia da UNL.

Sem comentários: