segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pós-Graduação em JARDINS E PAISAGEM

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Candidaturas abertas para licenciados. Inclui estágios em locais como Palácio Nacional de Queluz, Fundação da Casa Fronteira e Alorna, Parque do Palácio do Monteiro-mor, Quinta Real de Caxias, Quinta do Marquês de Pombal em Oeiras, Parques de Sintra – Monte da Lua (Parque de Monserrate e Parque da Pena), Reserva Natural do Estuário do Tejo, Parque Natural da Arrábida, Parque Natural Sintra-Cascais e Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, etc.

A Pós-Graduação em JARDINS E PAISAGEM, através de uma abordagem multidisciplinar da História da Arte, Geografia, Arquitectura Paisagista, Antropologia e História, proporciona uma formação pro s-sionalizante de qualidade, que prepara especialistas e técnicos para trabalhar nos sectores público eprivado que tenham a tutela de jardins históricos e parques naturais. Conclui-se a formação com uma visita de estudo a jardins e parques naturais internacionais.

O curso, com início em Outubro de 2011, compreende um estágio incluído na unidade curricular de PROJECTO na qual o aluno desenvolverá um projecto individual em consonância com o local onde está arealizar o estágio e que tanto pode ser a realização de um mapa através da utilização de softwares de cartografia digital e/ou sistemas de informação geográfica; a inventariação das obras e objectos de arte presentes num jardim ou parque natural; a realização de um projecto de programação e dinamização cultural com vista ao incremento do turismo ou a avaliação e investigação sobre paisagem.

Coordenação científica: Prof.ª Doutora Margarida Acciaiuoli

Os alunos poderão escolher as unidades curriculares dentro de um leque variado e alargado, consoante as áreas e as ferramentas que queiram adquirir:

História dos Jardins e Paisagem (Ana Duarte Rodrigues)

História e Experiência da Paisagem na Arte Contemporânea (Margarida Acciaiuoli)

Arte Paisagista e dos Jardins (Aurora Carapinha)

Artes dos Jardins (Ana Duarte Rodrigues)

Cartogra a Digital e Design (Jorge Ferreira e Nuno Soares)

Avaliação e Percepção da Paisagem (Carlos Pereira da Silva)

Detecção Remota e Análise da Paisagem (Pedro Casimiro)

Desenvolvimento Regional e Local (Regina Salvador)

Antropologia do Ambiente (Amélia Frazão Moreira)

Antropologia e Turismo (Maria Cardeira da Silva)

Práticas da Cultura (António Camões Gouveia)

Projecto (Ana Duarte Rodrigues)

Data da inscrição: Coincidente com a do 2.º ciclo (mestrados), a determinar pela faculdade. O valor da propina será de 1500 euros. A seriação dos candidatos resultará de análise curricular e, se necessário, de uma entrevista. Prevê-se que os estudos possam prosseguir para Mestrado e Doutoramento.

Informações: Divisão Académica - Núcleo de formação ao longo da vida

Tel.: 21 790 83 83, E-mail: nflv@fcsh.unl.pt


Nota: Graças à colaboração da LAJB, o Jardim Botânico será um dos objectos de estudo/estágio

Sem comentários: