sábado, 24 de setembro de 2011

Tempo, Ciência e Sociedade: os 150 anos do Observatório Astronómico de Lisboa

No próximo dia 6 de Outubro, o Observatório Astronómico de Lisboa abre as portas ao público para uma sessão comemorativa dos 150 anos deste espaço emblemático, não apenas em Portugal mas no panorama científico internacio­nal. A prová-lo, uma lista de oradores vindos expressamente de vários países para participar nesta sessão que tem a forma de workshop subordinado ao tema Tempo, Ciência e Sociedade.

O programa terá início pela manhã, às 9h30, com uma sessão de abertura inti­tulada Sociedade, cultura e o Observatório, da responsabilidade de Henri­que Leitão (CIUHCT-UL).

A segunda sessão, Património do Observatório e seus usos, tem início às 14h30 e será apresentada por Rui Agostinho e Marta Lourenço. Às 17h30, está programada uma visita guiada ao Observatório e à exposição O Espaço em Paralaxe (um projecto site specific do Tempos de Vista Artist Collective).

A comemoração dos 150 anos do Observatório Astronómico de Lisboa é uma iniciativa conjunta do Centro Interuniversitário de História da Ciência e Tecnolo­gia—ramo da Universidade de Lisboa CIUHCT-UL) com o próprio Observatório e tem o apoio do Instituto Francês de Portugal.

Foto: Observatório Astronómico, Tapada da Ajuda, Abril de 1912. Fotografia de J.Benoliel (CML).

Sem comentários: