sexta-feira, 18 de novembro de 2011

«Jardim Botânico está em risco de desaparecer» - Gonçalo Ribeiro Telles

«Jardim Botânico está em risco de desaparecer» - Gonçalo Ribeiro Telles

Preocupado. É assim que se encontra Gonçalo Ribeiro Telles, patrono da Candidatura do Jardim ao Fundo Mundial de Monumentos e arquitecto paisagista, em relação ao futuro do Jardim Botânico de Lisboa. Na origem das preocupações do arquitecto está o Plano de Pormenor elaborado pela Câmara Municipal de Lisboa para o Parque Mayer, que pretende construir mais de 25 mil m2 dentro da zona de protecção do Jardim Botânico.

«O Jardim Botânico está em perigo. Toda a paisagem em Portugal está em perigo em nome de um economicismo saloio e barato próprio do século XIX, que tem apenas por interesse a realização de dinheiro a curto prazo».

«A paisagem de Portugal está a correr um grave risco de abastardamento, de desaparecimento e um grave risco cultural. O Jardim Botânico é um marco que vem nos ajudar imenso a tratar a paisagem do resto do país a que todos os portugueses terão hoje e amanhã direito. O desaparecimento da agricultura de índole regional e local por causa da fuga das aldeias, onde não existem condições de vida para a ocupação das melhores terras», apontou numa conferência de imprensa que decorreu à porta do monumento lisboeta.

Opinião corroborada pela Liga dos Amigos do local.

«Este incêndio veio pôr a nu as graves deficiências e abandono a que o Jardim Botânico tem sido votado devido a um insuficiente financiamento e falta de manutenção.»

«A Liga e a Plataforma em Defesa dos Amigos do Jardim Botânico irá fazer tudo, dentro daquilo que são as instituições democráticas nacionais, para que o Plano Pormenor do Parque Mayer (PPPM), no caso de ser aprovado, seja revisto e conceptualmente diferente», afirmou a Presidente e porta-voz da Liga, Manuela Correia. No início desta semana, o Jardim Botânico foi um dos 67 locais distinguidos pelo Fundo Mundial de Monumentos como uma zona a preservar, numa votação que contou com mais de 500 candidaturas.

Parte da recuperação do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre da Belém foi realizada com fundos provenientes desta instituição. in A BOLA 12-10-2011

Sem comentários: